A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

A relação entre educação e direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.g

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação incluisva, Direitos humanos

Resumo

Formar professores é um grande desafio de maneira geral, mas quando
se trata da formação de professores preparados para promoverem uma educação
inclusiva é ainda mais desafiador. A educação inclusiva se estabelece em uma
estreita relação com os direitos humanos, pois se efetiva na garantia de uma
educação de qualidade para todos, incluindo todos os alunos, independentemente
das suas especificidades. Os objetivos deste trabalho são compreender a
importância da formação de professores com foco na educação inclusiva e
evidenciar a relação entre educação e direitos humanos. A pesquisa bibliográfica
constituiu a metodologia, e por meio desta foram levantados trabalhos voltados
para a temática de educação e direitos humanos, bem como a formação de
professores e educação inclusiva. Diante dos inúmeros trabalhos que abordam
essa temática, foi notável a necessidade de discussão sobre educação inclusiva
nos cursos de formação de professores, de maneira que haja a compreensão da
relação que a educação inclusiva possui com os direitos humanos.

Biografia do Autor

Fabiana Bueno do Amaral, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduação em Pedagogia (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Bolsista da Iniciação Científica/FA (2021-2022)

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

AMARAL, F. B. do; MARTINIAK, V. L. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:: A relação entre educação e direitos humanos. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.g. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22121. Acesso em: 3 jul. 2024.