Refletindo sobre Educação, Saúde do Homem e Envelhecimento na sociedade contemporânea
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Saúde do Homem; Velhice,Gênero, Educação e Cultura.Resumo
Este artigo aborda o processo de envelhecimento, na perspectiva de gênero e saúde e as interfaces com educação e cultura, posto que, na sociedade brasileira, a complexidade do envelhecimento representa um desafio para muitos setores da sociedade – político, social, econômico, acadêmico, institucional, empresarial e outros, que precisam se preparar para receber essa população idosa e suas demandas e necessidades especificas num futuro cada vez mais próximo. A cultura condiciona às representações de velhice e de gênero, com reflexos nas percepções sobre saúde, doença e o cuidado. Entender como foi e como vem sendo pensado a saúde e o cuidado do homem e, em particular, do homem idoso, no contexto brasileiro. Considera-se importante e imprescindível. A interface entre esses fenômenos é objeto desta análise, fundamentado na perspectiva da gerontologia social,na suposta visão de como os homens idosos percebem a relação entre saúde, doença, masculinidade e envelhecimento, e como esses construtos se relacionam com os subsistemas de cuidado informal e profissional. O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, cuja estratégia de busca incluiu consulta a livros e artigos. No Brasil este cenário começou a mudar favoravelmente com a publicação da Portaria 1.944- que institui a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), tornando-se um marco histórico para o país.
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