FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS FORENSES

perícias e coleta de evidências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25394

Resumo

A análise dos fundamentos das Ciências Forenses foca nos princípios da perícia e da coleta de vestígios no local de crime. Parte-se do problema de que a contaminação ou destruição de evidências por procedimentos inadequados na cena do fato pode comprometer irreversivelmente toda a cadeia de custódia e a própria investigação. O objetivo é demonstrar como a correta aplicação de metodologias de isolamento, busca e coleta de vestígios garante a preservação da prova, permitindo que análises laboratoriais posteriores conectem autor, vítima e local. A metodologia emprega o método de abordagem dedutivo, ao aplicar os princípios da Criminalística, como o da Troca de Locard, a um caso concreto, aliado a uma interpretação sistemática do conjunto de vestígios. Realizou-se um levantamento documental sistemático de manuais de criminalística de campo, protocolos operacionais padrão (POPs) e da legislação processual penal sobre cadeia de custódia. Este estudo define-se como uma pesquisa translacional, que traduz os preceitos da observação, da lógica e das ciências naturais em um procedimento técnico aplicado que é a base da persecução penal. Conclui-se que a qualidade da justiça criminal é diretamente proporcional à qualidade da ciência aplicada em sua fase inicial, reforçando que a perícia não começa no laboratório, mas no respeito meticuloso aos vestígios deixados na cena do crime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Manjinski Junior, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Criminais. Doutor em Direito Internacional (Direitos Humanos), Mestre em Direito Econômico em ênfase em Crimes Econômicos. Especialista em vários ramos do Direito, Especialista em Metodologia Científica. Graduado em Direito. É professor em cursos de graduação, de pós-graduação e em residências técnicas. Advogado atuante há três décadas e membro de Conselho da Academia de Letras Jurídicas do Mercosul. Tem experiência na área de Direito, possuindo vários livros e artigos publicados na área jurídica.

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor (UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira". Professor de Medicina Legal e Ciências Forenses na Graduação e Pós-Graduação, Professor dos Cursos de Direito e também de Segurança Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor da Especialização em Direito Penal e Processo Penal e da Escola da Magistratura do Paraná.

Downloads

Publicado

2025-08-05

Como Citar

MANJINSKI JUNIOR, G.; MANJINSKI, E. FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS FORENSES: perícias e coleta de evidências. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], p. 9–27, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25394. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25394. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos