Educação inclusiva e o aumento no número de matrículas de educandos com deficiência em escolas regulares com ensino bilíngue.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.i

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Ensino bilíngue

Resumo

Objetivando compreender como se dá a articulação do educando com deficiência na escola regular que ofertam o ensino bilíngue, foi exposto em quatro etapas reflexões acerca dos direitos humanos e a educação inclusiva, destacando a importância dos direitos e a necessidades de escolas e uma sociedade verdadeiramente inclusivas; o modelo escolar e a necessidade de um espaço físico preparados para o público escolar e a preparação de funcionários das instituições para melhor atender cada educando dentro da sua necessidade e realidade; o ensino bilíngue da língua inglesa e a sua importância para o cenário atual de uma sociedade cada vez mais globalizada; e o aumento dos educandos com deficiência que passaram a frequentar as escolas regulares com ensino bilíngue visando uma melhor preparação para a vida, sociedade e o mercado de trabalho.  

Biografia do Autor

Jéssica Gebiluka, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Pedagogia e Geografia, pós em ensino de Geografia. Atualmente é professora - Creative Learning Center e professora - Colégio Coração de Jesus.

Rita de Cassia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1980) e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação - Universidade de Santiago de Compostela (1998), revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Pós Doutorado em Educação -Universidade de Santiago de Compostela (2011). Coordena o Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Professora Associada C da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) na UEPG, na linha de História e Políticas Educacionais, com as disciplinas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação, Política e Sociedade, Educação Permanente e Espaços Educativos na sociedade brasileira, Teorias e Educação, Seminários de Tese. Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede - Educação Inclusiva. Coordena a linha de Pesquisa intitulada Políticas Públicas e Educação permanente de Jovens, Adultos e idosos, É bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia na modalidade da Educação a Distância (UAB/UEPG) Membro da Latin American Research Network on Ageing (LARNA) of the Oxford Institute of Ageing at the University of Oxford. Membro da Rede Iberoamericana de Programas Universitários para Adultos Maiores (RIPUAM). Membro Presidente da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (ABRUNATI). Membro do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Município de Ponta Grossa. Prêmio de Extensão Universitária (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Moção de Aplauso recebida da Câmara dos Vereadores do Município de Ponta Grossa pelos serviços prestados a sociedade pontagrossense para os idosos (2015). Título de Cidadã do Município de Ponta Grossa (2016), oferecido pela Câmara de Vereadores. Menção Honrosa (2016) pelos 25 anos da Universidade Aberta para a Terceira Idade, recebida da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Tem livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema educação permanente, envelhecimento, velhice, educação de jovens e adultos e políticas públicas. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: educação permanente, educação de jovens e adultos, terceira idade, gerontologia, políticas públicas, universidade aberta, educação inclusiva, sociologia, fundamentos da educação e metodologia da pesquisa.

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

GEBILUKA, J.; OLIVEIRA, R. de C. da S. . Educação inclusiva e o aumento no número de matrículas de educandos com deficiência em escolas regulares com ensino bilíngue. . Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.i. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22119. Acesso em: 30 dez. 2024.