A representação do negro em uma coleção de livros didáticos de Geografia
Keywords:
livro didático, representatividade, racismo, ensino de Geografia.Abstract
este artigo analisa as relações étnico-raciais nas imagens de uma coleção de livros didáticos de Geografia do Programa Nacional do Livro Didático de 2018, destinada ao Ensino Médio. Para análise da coleção foram contabilizados e categorizados os personagens presentes em fotos e figuras da coleção. Para a contabilização dos personagens foi utilizada a classificação de cor/raça utilizada pelo IBGE. Uma segunda análise foi realizada a partir de fotos que continham um grupo de personagens, ou seja, mais do que dois personagens. Por fim, foi apresentada uma análise qualitativa da forma como os personagens estavam sendo representados. Observou-se que mesmo com uma legislação federal quanto à não descriminação de africanos e afro-brasileiros, a representação dos mesmos ainda merece mais atenção por parte de quem elabora e de quem analisa os livros a serem distribuídos por meio das políticas públicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Terr@ Plural will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion, and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The authors get permission to publish the contribution in other media, printed or digital, it may be in Portuguese or translation since the publication is credited to Revista Terr@ Plural. It allows the self-archiving of published articles in institutional repositories, thematic repositories, or personal web pages in the pdf version downloaded from the journal's site.