Breve debate acerca das políticas e práticas educacionais do/no campo: o caso das escolas vinculadas ao poder público do município de Manoel Ribas, PR
Palabras clave:
Educação do/no Campo, Camponês, Comunidades.Resumen
Discutir uma educação instruída junto aos sujeitos do campo e por eles pensada é um desafio bastante instigante, dadas aos atuais cenários educacionais vigentes. As reflexões aqui levantadas trazem à tona uma revisão bibliográfica dos atores e autores sociais da educação camponesa, um esforço que considera a realidade vivencial das comunidades rurais como parte da construção pedagógica do/no campo. Este estudo aborda algumas realizações partilhadas entre o governo municipal de Manoel Ribas/PR e suas comunidades rurais, relacionado às práticas de educação camponesa instituídas localmente, uma construção social que tem permitido significativos avanços ao acesso educacional voltado as necessidades dos educandos rurais. Nestes termos, os debates aqui propostos evidenciam que mesmo existindo algumas deficiências na oferta desta modalidade educacional no município, existem vários ganhos sociais que tem mobilizado os camponeses acerca do seu papel como agente de transformação e construtor do próprio destino
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista Terr@ Plural retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Terr@ Plural. Si permite el autoarchivo de los artículos publicados, en repositorios institucionales, temáticos o páginas webs personales en la versión pdf bajada del site de la revista.









