Elementos psicanalíticos em "A consciência de Zeno", de Italo Svevo: sujeito do inconsciente e ficção literária
Resumo
O artigo mostra um exercício de crítica literária sobre elementos observados na leitura da obra A consciência de Zeno, do escritor italiano Italo Svevo, a partir de um diálogo com a Psicanálise. Conforme propõe a referida modalidade de crítica literária, a análise está baseada no processo de formação texto e construção da ficção em torno de seu personagem principal. Para tanto, parte da contextualização da época histórico-literária e em diálogo com a teoria psicanalítica freudiana realiza uma análise textual. Encontra-se presente nesta análise os temas psicanalíticos da neurose, bem como os conflitos emocionais presentes na ficção, discutidos por meio da teoria dos elementos de Psicanálise de Wilfred Bion. O exercício demonstra o diálogo entre ficção literária e a noção de sujeito do inconsciente da Psicanálise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.