INTERSECCIONALIDADES EM TEXTO MULTIMODAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Ana Marcia Ribeiro de Macedo Universidade Federal do tocantins
  • Rubenilson Pereira de Araujo Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A interseccionalidade é o conjunto aditivo que potencializa as discriminações e torna-se o mecanismo que diferencia as experiências de opressão e de privilégios. Diante disso, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de inclusão das temáticas que denotam estereótipos em relação às diferenças de identidades e suas interseccionalidades, priorizando um texto multimodal no livro didático de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2013). Como base teórica temos (BRASIL, 2017), (BNCC, 2017), (CRENSHAW apud PISCITELLI, 2008), (Diretrizes Nacionais Curriculares, 2013), (MOITA LOPES, 2002), (SILVA, 2009), (WOODWARD, 2009). Como subsídio metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfico-documental. Para isso, a análise centrou-se nas atividades da coleção do livro didático (LD) Português: Linguagens, Ensino Fundamental (CEREJA; MAGALHÃES, 2015), priorizando as imagens e, em alguns casos, as atividades de leitura (compreensão e interpretação de textos). A escolha das atividades/imagem analisadas ocorreu de acordo com a temática interseccional sobre a mulher, o idoso e as diferenças no livro didático de Língua Portuguesa que preconizam os estigmas socioculturais na coleção. Fez-se leitura da coleção e, posteriormente, a atividade selecionada foi a que mais nos chamaram atenção no LD, descrevendo e analisando qual o tipo de preconceito predominante e questões subjacentes. Essa coleção foi escolhida devido ter sido destaque na exigência de leitura, de acordo com os cálculos do MEC em 2005 e 2008. O resultado obtido é que, embora haja alguns estudos sobre as diferenças de identidades, ainda não há afirmação das diferenças de identidades e diversidades por parte da coleção do livro didático analisado. Com isso, verificamos que a abordagem é apresentada de forma breve, principalmente sobre a intersecção dos estereótipos que sobrepõem. Por isso, são necessárias ações pedagógicas planejadas intencionalmente e políticas públicas educacionais por parte do Estado e dos professores, considerando as representações do “diferente” nas instituições escolares.

Palavras-chave: Instituição Escolar; Preconceito; Diferença; Intersecção.

Biografia do Autor

Ana Marcia Ribeiro de Macedo, Universidade Federal do tocantins

Mestre em Linguística Aplicada pela UFT- Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional TO (2018), professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins (2010) e graduada pelo Ceulp/Ulbra-Centro Universitário Luterano de Palmas Tocantins (2005).

Rubenilson Pereira de Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins/UFT, onde atua na graduação e pós- graduação em Letras, desenvolvendo pesquisas sobre gênero, diversidade sexual, educação linguística e literária na Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Atualmente, está na coordenação do curso de graduação em Letras e na cadeira de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua e Literatura, campus Porto Nacional.

Downloads

Publicado

2020-04-15