INTERSECCIONALIDADES EM TEXTO MULTIMODAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Resumo
A interseccionalidade é o conjunto aditivo que potencializa as discriminações e torna-se o mecanismo que diferencia as experiências de opressão e de privilégios. Diante disso, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar o processo de inclusão das temáticas que denotam estereótipos em relação às diferenças de identidades e suas interseccionalidades, priorizando um texto multimodal no livro didático de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2013). Como base teórica temos (BRASIL, 2017), (BNCC, 2017), (CRENSHAW apud PISCITELLI, 2008), (Diretrizes Nacionais Curriculares, 2013), (MOITA LOPES, 2002), (SILVA, 2009), (WOODWARD, 2009). Como subsídio metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfico-documental. Para isso, a análise centrou-se nas atividades da coleção do livro didático (LD) Português: Linguagens, Ensino Fundamental (CEREJA; MAGALHÃES, 2015), priorizando as imagens e, em alguns casos, as atividades de leitura (compreensão e interpretação de textos). A escolha das atividades/imagem analisadas ocorreu de acordo com a temática interseccional sobre a mulher, o idoso e as diferenças no livro didático de Língua Portuguesa que preconizam os estigmas socioculturais na coleção. Fez-se leitura da coleção e, posteriormente, a atividade selecionada foi a que mais nos chamaram atenção no LD, descrevendo e analisando qual o tipo de preconceito predominante e questões subjacentes. Essa coleção foi escolhida devido ter sido destaque na exigência de leitura, de acordo com os cálculos do MEC em 2005 e 2008. O resultado obtido é que, embora haja alguns estudos sobre as diferenças de identidades, ainda não há afirmação das diferenças de identidades e diversidades por parte da coleção do livro didático analisado. Com isso, verificamos que a abordagem é apresentada de forma breve, principalmente sobre a intersecção dos estereótipos que sobrepõem. Por isso, são necessárias ações pedagógicas planejadas intencionalmente e políticas públicas educacionais por parte do Estado e dos professores, considerando as representações do “diferente” nas instituições escolares.
Palavras-chave: Instituição Escolar; Preconceito; Diferença; Intersecção.
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