REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as representações de identidades sociais de mulheres negras nos discursos dos textos e exercícios da coleção de livros didáticos de espanhol Síntesis (MARTIN, 2010), para o ensino médio, iniciadas em uma pesquisa de mestrado (ENEVAN, 2016). A análise dos textos e exercícios foi realizada com o suporte teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso, enfatizando as relações de poder nos discursos (VAN DIJK 2003; 2010), através dos tópicos ou temas. Também foram suportes referenciais as contribuições dos estudos culturais (HALL, 2010), sobre identidade e representação, estereótipo, poder; do conceito de identidade social (MOITA LOPES, 2003), A análise dos textos e enunciados dos exercícios revela que apesar de haver representações positivadas de identidades sociais de mulheres negras, essas ainda são (sub) representadas dentro de estereótipos de carente social, pobreza e de profissões que têm menos prestígio social.
PALAVRAS-CHAVE: mulheres negras; livro didático de espanhol; representação;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.