REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as representações de identidades sociais de mulheres negras nos discursos dos textos e exercícios da coleção de livros didáticos de espanhol Síntesis (MARTIN, 2010), para o ensino médio, iniciadas em uma pesquisa de mestrado (ENEVAN, 2016). A análise dos textos e exercícios foi realizada com o suporte teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso, enfatizando as relações de poder nos discursos (VAN DIJK 2003; 2010), através dos tópicos ou temas. Também foram suportes referenciais as contribuições dos estudos culturais (HALL, 2010), sobre identidade e representação, estereótipo, poder; do conceito de identidade social (MOITA LOPES, 2003), A análise dos textos e enunciados dos exercícios revela que apesar de haver representações positivadas de identidades sociais de mulheres negras, essas ainda são (sub) representadas dentro de estereótipos de carente social, pobreza e de profissões que têm menos prestígio social.

PALAVRAS-CHAVE: mulheres negras; livro didático de espanhol; representação;

Biografia do Autor

Édina Aparecida Silva Enevan, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016). Graduada em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012). Foi bolsista do Instituto Caro y Cuervo - Colômbia em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, recebendo o título de Diplomado en Pedagogía y Didáctica de Español para Brasileños (2015). Atuou no ensino básico e superior de instituições públicas ( UEPG, UNICENTRO, SEED - PR, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC). Foi professora da pós-graduação em Educação e Diversidade no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Canoinhas, das unidades curriculares Educação para as relações étnico-raciais e Educação para a relações de gênero. Possui pesquisas e publicações relacionadas às temáticas de raça, gênero e classe no ensino de Língua Espanhola. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória, docente no curso superior de Licenciatura em Letras Português e Espanhol.

Ione da Silva Jovino, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento Estudos da Linguagem e do Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Downloads

Publicado

2020-04-15