O DISCURSO INCLUSIVO
Uma análise crítica da representação da mulher negra e da pluriculturalidade em um livro didático para o ensino médio.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar um livro didático de inglês para o segundo ano do Ensino Médio, Voices Plus (2016), cujo autor, Rogério Tilio, possui várias publicações criticando a falta de representação e de pluriculturalidade em livros didáticos. A intenção é verificar se ele reproduz em seu livro as críticas dos seus trabalhos. Para tal, alguns fragmentos foram selecionados para análise que será realizada com base na Análise Crítica do Discurso e a teoria tridimensional de Fairclough (2001). Por fim, para dar embasamento a esse trabalho, as obras de pesquisadores renomados como Ferreira (2008, 2014), Hall (2008), Van Dijk (2008) e Silva (2011) foram utilizadas. Os resultados alcançados demostram que Tílio exibe em seu livro didático uma representação positiva de mulheres negras e de pluriculturalidade, estando de acordo com as críticas de seus trabalhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.