O DISCURSO INCLUSIVO

Uma análise crítica da representação da mulher negra e da pluriculturalidade em um livro didático para o ensino médio.

Autores

  • Anna Carolina Barbosa Silva Universidade Veiga de Almeida
  • Cláudia Mendes Giesel Universidade Veiga de Almeida

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar um livro didático de inglês para o segundo ano do Ensino Médio, Voices Plus (2016), cujo autor, Rogério Tilio, possui várias publicações criticando a falta de representação e de pluriculturalidade em livros didáticos. A intenção é verificar se ele reproduz em seu livro as críticas dos seus trabalhos. Para tal, alguns fragmentos foram selecionados para análise que será realizada com base na Análise Crítica do Discurso e a teoria tridimensional de Fairclough (2001). Por fim, para dar embasamento a esse trabalho, as obras de pesquisadores renomados como Ferreira (2008, 2014), Hall (2008), Van Dijk (2008) e Silva (2011) foram utilizadas. Os resultados alcançados demostram que Tílio exibe em seu livro didático uma representação positiva de mulheres negras e de pluriculturalidade, estando de acordo com as críticas de seus trabalhos.

Biografia do Autor

Cláudia Mendes Giesel, Universidade Veiga de Almeida

ossui graduação em Letras- Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991), mestrado em Linguística Aplicada/Inglês - Iowa State University (1999) e doutorado em Curriculum and Instruction - Iowa State University (2003), ambos convalidados pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é coordenadora e professora do curso letras-português inglês, modalidade EAD da Universidade Veiga de Almeida, professora de vários cursos de pós-graduação da Faculdade Educacional da Lapa, professora do curso de pedagogia EAD da Faculdade Educacional da Lapa e professora de disciplinas online da Universidade Veiga de Almeida. Foi coordenadora da pós graduação em língua inglesa da Universidade Veiga de Almeida entre 2011-2013, professora visitante da Universidad de Vigo entre 2010-2011, assistente de pesquisa na Iowa State University entre os anos de 1996-2003, consultora internacional da ONG The Sequoia Foundation entre 2012-2013 e coordenadora docente do programa de Residência Pedagógica do Ministério de Educação e Cultura desde agosto de 2018. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em análise crítica de discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua, poder e formação de professores

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Publicado

2020-04-15