PENSANDO FORA DO CISTEMA
uma reflexão sobre a linguagem não-binária
Resumo
Este trabalho traz uma reflexão sobre uma nova forma de linguagem aplicada na língua portuguesa em que não se marca exclusivamente um gênero binário, ao contrário das práticas empregadas no discurso para se referir aos sujeitos. Diante disso, os pronomes da língua portuguesa podem não representar os sujeitos que não se identificam com o binarismo de gênero que a gramática apresenta. Ao comentar sobre a linguagem, faço uso dessa marca durante a redação deste trabalho ao analisar os discursos advindos de uma conversa com pessoas não-binárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.