EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este artigo focaliza o processo de educação científica de algumas professoras de Língua Portuguesa, matriculadas no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). A investigação se deu a partir da análise de dissertações de mestrado, apresentadas como trabalhos de conclusão de curso. O desenvolvimento da educação científica foi identificado por meio do estudo dos objetos de pesquisa e das autorrepresentações presentes nos trabalhos finais. Esta pesquisa está situada nos estudos dos letramentos, desenvolvidos no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. Para a microanálise linguística, utilizamo-nos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), focalizando estruturas gramaticais responsáveis pela metafunção experiencial da linguagem. O desenvolvimento da educação científica foi verificado pela percepção da reflexão sobre a prática profissional por parte das autoras das dissertações e pela demonstração de familiarização com teorias de referência. Percebemos ainda a influência do discurso acadêmico no processo formativo focalizado, induzindo as professoras a supervalorizarem as teorias linguísticas em detrimento dos desafios do ensino de Português como língua materna.
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