SCIENTIFIC EDUCATION OF FEMALE PORTUGUESE LANGUAGE TEACHERS

Authors

Abstract

This paper focuses on the scientific education process of some Portuguese language teachers, enrolled in the Professional Master of Arts (ProfLetras). This process was investigated from the analysis of Master’s dissertations, presented as graduation final works. The mentioned process was found through the investigation of the research objects and the self-representations present in the final works. This research is situated in literacy studies, developed in the indisciplinary field of Applied Linguistics. For linguistic microanalysis, we use Systemic Functional Linguistics (SFL), focusing on grammatical structures responsible for the experiential metafunction of language. The development of scientific education was verified by the perception of reflection on professional practice by the authors of the dissertations and by the demonstration of familiarization with reference theories. We also perceived the impact of academic discourse on the focused training process, inducing teachers to overvalue linguistic theories at the expense of the challenges of teaching Portuguese as a mother tongue.

Author Biographies

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Associado III da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico, no Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Foi docente do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Câmpus de Palmas. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ 1D). É representante regional (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (2017-2020). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros textuais, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura, formação de professores e educação científica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho Consultivo (2018-2019) da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (ANPOLL).

Nayra Aires, Universidade Federal do Tocantins

É aluna da Licenciatura em Pedagogia, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT/CNPq), e membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES (UFT/CNPq), coordenado pelo docente mencionado. Atua na linha de pesquisa sobre linguagem e ensino, na interface da Linguística Aplicada e Educação.

Published

2021-02-17

Issue

Section

Dossiê temático