NOÇÃO DE ERRO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE PONTA GROSSA
Resumo
Por meio desta pesquisa, objetivamos vislumbrar e discutir a visão de um grupo de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio, da cidade de Ponta Grossa (PR), no que diz respeito à noção de erro. Com relação aos procedimentos metodológicos, esse trabalho resulta de entrevistas gravadas com professores de Língua Portuguesa, sendo um desdobramento do Trabalho de Conclusão de Curso. Como aporte teórico, foram consultados os autores: Bagno (2001, 2003a, 2003b, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2007, 2008), Possenti (2000). Os resultados demonstram duas noções de erro distintas: uma mais flexível e outra mais conservadora. Apesar de os docentes terem consciência da heterogeneidade linguística, muitos ainda insistem na pedagogia do erro. A pesquisa revelou, ainda, a existência do preconceito linguístico. Nesse sentido, esse estudo ressalta a importância do acesso às variedades da língua portuguesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.