NOÇÃO DE ERRO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE PONTA GROSSA

Autores

  • Lilian Aparecida de Moura Universidade Estadual de Ponta grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta grossa

Resumo

Por meio desta pesquisa, objetivamos vislumbrar e discutir a visão de um grupo de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio, da cidade de Ponta Grossa (PR), no que diz respeito à noção de erro. Com relação aos procedimentos metodológicos, esse trabalho resulta de entrevistas gravadas com professores de Língua Portuguesa, sendo um desdobramento do Trabalho de Conclusão de Curso. Como aporte teórico, foram consultados os autores: Bagno (2001, 2003a, 2003b, 2007), Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2007, 2008), Possenti (2000). Os resultados demonstram duas noções de erro distintas: uma mais flexível e outra mais conservadora. Apesar de os docentes terem consciência da heterogeneidade linguística, muitos ainda insistem na pedagogia do erro. A pesquisa revelou, ainda, a existência do preconceito linguístico. Nesse sentido, esse estudo ressalta a importância do acesso às variedades da língua portuguesa.

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Publicado

2021-11-02

Edição

Seção

Artigos Tema Livre