A INTERAÇÃO DIALÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE CURSOS A DISTÂNCIA
Resumo
O presente artigo apresenta resultados parciais da pesquisa Observatório Tecnologias Digitais e Educação, desenvolvida na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que teve como objetivo discutir a interação dialógica nos ambientes virtuais de um curso de graduação a distância. Foram analisadas 285 mensagens postadas em Fóruns de Discussão do Ambiente Virtual de Aprendizagem, considerando as categorias comunicação, participação e colaboração. Os dados foram coletados e analisados segundo uma abordagem dialético-histórica e indicam que, apesar dos avanços da Educação Aberta e a Distância, as práticas ainda são convencionais e monológicas, centradas no professor. Assim, há uma tendência de se reproduzir no virtual, com uma nova roupagem, práticas convencionais e ultrapassadas, centradas no papel ativo do professor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.