AS REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NOS LIVROS: A TERRA DOS MIL POVOS - HISTÓRIA INDÍGENA DO BRASIL CONTADA POR UM ÍNDIO, DE KAKÁ WERÁ JECUPÉ, E IRACEMA, DE JOSÉ DE ALENCAR

Autores

  • Camyla Aparecida Mello Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fábio Augusto Steyer Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo é o resultado das reflexões, discussões e pesquisas realizadas na disciplina de Literatura, história e identidade do programa de Pós-graduação do Mestrado em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Assim, tendo por objetivo refletir sobre como as identidades indígenas são construídas nos textos A terra dos mil povos – História Indígena do Brasil contada por um índio, de Kaká Werá Jecupé, e Iracema, de José de Alencar. Existem diversas discussões sobre a literatura indígena no Brasil, e esse trabalho busca delinear como são constituídas as identidades indígenas na visão dos dois autores, com a presente análise pode-se afirmar que Alencar, em sua literatura indianista, constrói o indígena pelo olhar do branco; já Jecupé nos apresenta a identidade indígena de seu lugar de fala, trazendo consigo toda a história de um povo.

Biografia do Autor

Camyla Aparecida Mello Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Fábio Augusto Steyer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Natural de Lajeado (RS), atualmente reside em Ponta Grossa (PR). É licenciado em Letras/Português, licenciado em História e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, todos pela PUCRS. Também cursou especialização em cinema (PUCRS), Mestrado em História (PUCRS) e Doutorado em Letras (UFRGS).

Professor universitário desde 2000, nas áreas de Letras, História e Comunicação Social, teve passagem pela UNISINOS, UNIVATES, UCS e UFRGS. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando na graduação em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2021-11-02

Edição

Seção

Artigos Tema Livre