O ATO DISCURSIVO BLACK BLOC E A GRAMÁTICA DE RESISTÊNCIA
Resumo
Este trabalho delineia-se como um elo numa cadeia de atos acadêmicos e políticos desenvolvidos por professores, sujeitos sociais e alunos enquanto resistência contra atos reacionários. Valemo-nos do conceito de gramática da dor/de resistência (Alencar, 2014) para vislumbrar particularidades transformadoras de enunciados concretos (Bakhtin, 2011) associados às práticas discursivas de novos movimentos sociais e de seus sujeitos (Gohn, 2008; Houtart, 2007), que emergem a partir da contradição viva com fenômenos sociais contemporâneos. Metodologicamente, a partir da estabilização tensa de formas típicas de interação discursiva sensível a vozes sociais marginalizadas em estruturas discursivas específicas, relacionamos as noções de gramática de resistência, novos movimentos sociais e “erros” (segundo perspectivas normativistas conservadoras) gramaticais, para discutir o enunciado “Black Bloc, questão de escolha”, publicado na página do Facebook Black Bloc – RJ em 06/12/2013. Consideramos que este discurso se dispõe a eticamente escutar o grito dos marginalizados e busca legitimar formas discursivas que se delineiam enquanto indistinção entre verbo, vida e luta social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.