COMPREENDENDO UMA FORMA TECNOLINGUAGEIRA: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DA CONSTRUÇÃO E PERPETUAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS RACIAIS NO GÊNERO NOTÍCIA ONLINE
Resumo
Com o advento da tecnologia e seus diferentes usos nas práticas sociais, foram desencadeadas mudanças no uso da linguagem e, ainda, novos gêneros discursivos e textuais, como por exemplo, os leads, constituintes da forma tecnolinguageira notícia online. Pensando nos avanços tecnológicos que as sociedades têm experienciado ao longo das últimas décadas, o presente trabalho se estrutura a partir da linguística textual e análise do discurso, a fim de analisar e compreender o uso linguístico nos leads e, mais especificamente, nas notícias online. Ademais, esta pesquisa tem por escopo discutir, identificar e desconstruir os signos sociais pejorativos, construídos historicamente, sobre a população negra brasileira presentes no gênero notícia online. Para tal, este ensaio está estruturado da seguinte forma: contextualização e síntese dos estudos linguísticos sobre as tecnolinguageiras, contextualização histórica acerca das questões raciais no Brasil e reflexão sobre o papel da linguagem e do letramento crítico na luta racial. Por fim, por meio dos resultados da análise deste estudo, apontamos para a relevância de integrar as formas tecnodiscursivas e os recursos semióticos aos estudos discursivos e de letramento racial crítico, na medida que as práticas de linguagem refletem questões sociais e históricas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.