SYNTHOMAS DE POESIA E DE LUDISMO NA INFÂNCIA
Resumo
O presente trabalho propõe um estudo acerca dos poemas de Climério Ferreira (1979) e Martins Napoleão (1903-1981), dois poetas omitidos no âmbito dos estudos literários piauienses. O artigo tem como pressuposto divulgar suas produções poéticas, ao tempo que colabora para com a poesia infantil, que também perpassa pelo mesmo processo de apagamento. Dessa forma, objetivou se conduzir a análise dos poemas selecionados tomando por base o ludismo, que em contato com a criança contribui diretamente para o desenvolvimento criativo e para o processo de composição do mundo interior, partindo da concepção de Kirinus (2011) correlacionada com a de Huizinga (2001). Com isso, considerando o entendimento do/a autor/a, pôde-se aferir, portanto, que os poetas estimulam os efeitos/synthomas poéticos na infância através do compasso dos ritmos, do lúdico e do mágico, os quais sintonizam o desenvolver das percepções de mundo, importantes para a formação crítica e para a aproximação da criança com o poema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.