SYNTHOMAS DE POESIA E DE LUDISMO NA INFÂNCIA

Autores

Resumo

O presente trabalho propõe um estudo acerca dos poemas de Climério Ferreira (1979) e Martins Napoleão (1903-1981), dois poetas omitidos no âmbito dos estudos literários piauienses. O artigo tem como pressuposto divulgar suas produções poéticas, ao tempo que colabora para com a poesia infantil, que também perpassa pelo mesmo processo de apagamento. Dessa forma, objetivou se conduzir a análise dos poemas selecionados tomando por base o ludismo, que em contato com a criança contribui diretamente para o desenvolvimento criativo e para o processo de composição do mundo interior, partindo da concepção de Kirinus (2011) correlacionada com a de Huizinga (2001). Com isso, considerando o entendimento do/a autor/a, pôde-se aferir, portanto, que os poetas estimulam os efeitos/synthomas poéticos na infância através do compasso dos ritmos, do lúdico e do mágico, os quais sintonizam o desenvolver das percepções de mundo, importantes para a formação crítica e para a aproximação da criança com o poema.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Moreira de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda em Letras também pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Sara Regina de Oliveira Lima, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda em Letras também pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos Tema Livre