“NOVO ENSINO MÉDIO. QUEM CONHECE APROVA!”: DERIVAS DE SENTIDOS EM UM DISCURSO DE (DES) APROVAÇÃO
Resumo
A conflituosa mudança de governo no ano de 2016 no Brasil culminou no desmonte de diversas políticas públicas educacionais, a exemplo da reforma do ensino médio. Para estabilizar os sentidos do discurso de aprovação dessa reforma, o governo divulgou diversas propagandas. Objetivamos analisar o funcionamento do discurso presente nessas propagandas e discorrer sobre a dualidade educacional no Brasil, procurando compreender as derivas de sentidos de aprovação. Faz-se um estudo bibliográfico com interlocução com autores que pesquisam sobre políticas educacionais como Frigotto (2001), Gramsci (2004), Kuenzer (2007), Neves (2008). A Análise do Discurso de vertente pecheutiana foi base para análise dos efeitos discursivos. Essa reforma contribui para formar subjetividades flexíveis no contexto do capitalismo em crise e aprofunda as desigualdades sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.