LITERATURA E ALTERIDADE: A EXPEDIÇÃO MONTAIGNE, DE ANTONIO CALLADO
Resumo
Este ensaio analisa a questão da viagem no romance A expedição Montaigne, de Antonio Callado, com o objetivo de mostrar a anulação do indígena no embate com o homem branco, ao longo do processo de construção da nação brasileira, que não incluiu, nesse projeto, os povos autóctones do Brasil. Ao pôr como chefe da expedição um intelectual branco, de origem francesa, que deseja armar um exército de indígenas da Amazônia contra o colonialismo branco, através da ajuda de Ipavu, indígena há muito radicado no centro urbano e totalmente degradado psicológica e culturalmente, o autor, mediante cáustica sátira política, denuncia o Brasil da guerrilha, nos anos 60-70, e retrata o abandono, a triste realidade e a decadência cultural dos povos indígenas, metaforizados em Ipavu, indígena que gosta do mundo dos brancos, é alcoólatra e, por isso mesmo, odeia seu povo, renega seus valores culturais e não quer, de modo algum, retornar às suas origens, já que se identifica com o mundo da marginalidade urbana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.