O SIGNIFICADO MODAL E O USO PARENTÉTICO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS
Resumo
Este artigo analisa as nuances de alguns verbos cognitivos do português, com objetivo de identificar quais acepções proporcionam a sua atuação no campo da cognição e no campo da modalidade epistêmica. Com base em Casseb-Galvão (1999), Traugott e Dasher (2001) e Barbosa-Santos (2019), pode-se notar que, de codificadores de processos mentais, os verbos acreditar, pensar, imaginar e calcular passam a ocorrer como modalizadores, com visível saliência de seu sentido epistêmico. Para coleta e análise dos predicados, optou-se por ocorrências entre os séculos XVIII e XX, no Corpus do Português. A escolha do corpus se justifica pelo fato de ele compor um conjunto amplo de construções da língua entre os séculos investigados. Por meio das ocorrências analisadas, pode-se constatar que, embora tais verbos expressem opinião e crença, há um continnum de nunces mais e menos específicas, que permitem os definir como mais ou menos fluidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.