ÁLVARES DE AZEVEDO GUILLERMO PRIETO E CLORINDA MATTO DE; A MISSÃO DO ROMANCISTA E A NARRATIVA DO SOBRENATURAL NO BRASIL, NO MÉXICO E NO PERU NO SÉCULO XIX
Resumo
Álvares de Azevedo em Noites na Taverna, Guillermo Prieto em Cuadros de Costumbres e Clorinda Matto Turner em Tradiciones Cuzqueñas, estabelecem uma relação com a chamada “missão do romancista”, categoria estabelecida por Afrânio Coutinho e Jorge Ruedas de la Serna. A “missão do romancista” diz respeito à tarefa do autor latinoamericano de configurar aquilo que era a representação de cada nação a partir dos costumes, da história e da representação de normas éticas. Com as experimentações narrativas, surge nesse cenário uma alta concepção estética que descreve situações fantásticas ou sobrenaturais. A missão do romancista e a expressão estética criam uma dialética entre a tarefa de definir uma identidade e a configuração imaginativa dos romancistas brasileiros, mexicanos e peruanos nas literaturas do século XIX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.