PEREGRINA DA LOUCURA: IMIGRAÇÃO E RESISTÊNCIA NO CONTO “SÓ VIM TELEFONAR”, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Autores

  • Andressa Kelly Lima Moura Universidade Federal do Piauí
  • Carolina de Aquino Gomes Universidade Federal do Piauí
  • Maria Escolástica de Moura Santos Universidade Federal do Piauí

Resumo

O presente trabalho parte da análise literária do conto “Só vim telefonar”, que compõe a obra Doze contos peregrinos, de Gabriel García Márquez. Por meio do conto, analisamos temas como latino-americanidade e peregrinação, e de que modo o entrelaçamento desses fatores impele a personagem principal, María de la Luz Cervantes, a vivenciar infortúnios e desventuras próprias do insólito que compõe o Realismo Maravilhoso, gênero literário que dá forma ao conteúdo da narrativa. Para tanto, empreendemos uma análise do contexto histórico da América Latina no tocante aos temas da imigração, exílio, ditaduras etc., fenômenos recorrentes na história do continente, e que dialogam diretamente com o conto analisado, permitindo-nos elucidar o porquê de a imigração ser uma problemática na América Latina e qual imagem do continente esta nos devolve.

Biografia do Autor

Carolina de Aquino Gomes, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Letras (Português - Literatura) pela Universidade Federal do Ceará (2007), Mestre e Doutora em Letras pela mesma instituição (2011/2020). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, de Literatura Brasileira e de Literatura Portuguesa. Desenvolve pesquisas na área da Literatura Fantástica contemporânea, sobre o medo, o mal e a morte em narrativas e Língua Portuguesa. É professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Piauí e atua na área de Literaturas de Língua Portuguesa. Coordena o Grupo de Estudos sobre o mal na literatura (GEMAL/UFPI) e é subcoordenadora do Núcleo de pesquisa em literatura contemporânea (NUPLIC/UFPI).

Maria Escolástica de Moura Santos, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC (2017); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2004). É Professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação, área de Fundamentos Históricos e Culturais da Educação. É Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana (NESPEM). Discute temas relacionados às políticas de educação para crianças e adolescentes pobres, tendo como centralidade as categorias trabalho e formação humana, e como recorte o Regime Militar e as políticas neoliberais implementadas a partir dos anos 1990 na América Latina, no Brasil e no Piauí.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Edição

Seção

Artigos Tema Livre