PEREGRINA DA LOUCURA: IMIGRAÇÃO E RESISTÊNCIA NO CONTO “SÓ VIM TELEFONAR”, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Resumo
O presente trabalho parte da análise literária do conto “Só vim telefonar”, que compõe a obra Doze contos peregrinos, de Gabriel García Márquez. Por meio do conto, analisamos temas como latino-americanidade e peregrinação, e de que modo o entrelaçamento desses fatores impele a personagem principal, María de la Luz Cervantes, a vivenciar infortúnios e desventuras próprias do insólito que compõe o Realismo Maravilhoso, gênero literário que dá forma ao conteúdo da narrativa. Para tanto, empreendemos uma análise do contexto histórico da América Latina no tocante aos temas da imigração, exílio, ditaduras etc., fenômenos recorrentes na história do continente, e que dialogam diretamente com o conto analisado, permitindo-nos elucidar o porquê de a imigração ser uma problemática na América Latina e qual imagem do continente esta nos devolve.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.