MENOS É MAIS: UM DISCURSO SOBRE A CRISE HÍDRICA

Autores

Resumo

O Brasil tem enfrentado diversas crises, uma delas é a falta de recursos hídricos em algumas regiões do país. Em 2015, a campanha publicitária da rede Globo, intitulada “Especial sobre a crise da água”, traz depoimentos de apresentadores e atores da emissora sobre o tema. Com o intuito de desenvolver uma análise da repetibilidade da expressão “Menos é Mais” nos depoimentos da campanha, buscamos o aporte teórico da Análise de Discurso de filiação pecheuxtiana. Nosso objetivo é compreender os possíveis efeitos de sentido produzidos nos discursos dos apresentadores e atores, ao tratar da crise da água no país, por meio do uso de palavras conectadas à expressão “Menos é Mais”. A observação da materialidade discursiva possibilitou a configuração de uma formação discursiva representativa da preocupação com o meio ambiente, permitindo a correlação de dizeres e a apreensão de efeitos de sentidos.

Biografia do Autor

Ane Cristina Thurow, Universidade Católica de Pelotas

Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). Também, é aluna do Curso de Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). É especialista pelo Curso de Pós-graduação Lato Senso em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias - IFSUL. Graduou-se no curso de Letras e respectivas Literaturas (Português/ Espanhol/ Inglês) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Foi professora concursada da rede pública de Ensino Fundamental na cidade de Pelotas. Atuou como pesquisadora de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Programa de Iniciação Científica (BIC/ UCPel). Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso e em Linguística Cognitiva, produzindo trabalhos relacionados aos seguintes temas: discurso, (inter)subjetividade, efeitos de sentido, corpo e obesidade.Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). Também, é aluna do Curso de Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). É especialista pelo Curso de Pós-graduação Lato Senso em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias - IFSUL. Graduou-se no curso de Letras e respectivas Literaturas (Português/ Espanhol/ Inglês) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Foi professora concursada da rede pública de Ensino Fundamental na cidade de Pelotas. Atuou como pesquisadora de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Programa de Iniciação Científica (BIC/ UCPel). Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso e em Linguística Cognitiva, produzindo trabalhos relacionados aos seguintes temas: discurso, (inter)subjetividade, efeitos de sentido, corpo e obesidade.

Jeferson da Silva Schneider, Universidade Católica de Pelotas

Atualmente, é coordenador do curso de Letras EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras, membro do Conselho Consultivo do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas e professor Assistente III da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É professor II - Português - concursado na Prefeitura Municipal de Pelotas. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - com ênfase em Linguística Aplicada, na Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel). Especialista em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias pelo Curso de Pós-graduação Latu Senso - IFSUL. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Letras- Português/Francês pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Foi professor substituto do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - campus CaVG e professor conteudista pelo Programa e-Tec Idiomas. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio no Colégio São José e Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental na Escola Mario Quintana. Ainda, foi Tutor a Distância do Curso de Pós-graduação Mídias na Educação e professor substituto do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - campus Pelotas. Foi professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sendo responsável pela disciplina de Língua Francesa dentro do programa de Línguas Estrangeiras (PLE).Tem experiência em pesquisa na área de aquisição de Línguas Estrangeiras, Língua Materna e Linguística Aplicada com trabalhos publicados em diversas áreas.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Edição

Seção

Artigos Tema Livre