LESS IS MORE: A SPEECH ON THE WATER CRISIS

Authors

Abstract

Brazil has faced several crises, one of which is the lack of water resources in some regions of the country. In 2015, the Globo network’s advertising campaign, entitled “Special on the water crisis”, brings testimonies from broadcasters and actors on the topic. In order to develop an analysis of the repeatability of the expression “Less is More” in the campaign statements, we sought the theoretical support of the Discourse Analysis of Pecheuxtian affiliation. Our objective is to understand the possible meaning effects produced in the speeches of presenters and actors, when dealing with the water crisis in the country, through the use of words connected to the expression “Less is More”. The observation of discursive materiality enabled the configuration of a discursive formation representative of the concern with the environment, allowing the correlation of sayings and the apprehension of meaning effects.

Author Biographies

Ane Cristina Thurow, Universidade Católica de Pelotas

Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). Também, é aluna do Curso de Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). É especialista pelo Curso de Pós-graduação Lato Senso em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias - IFSUL. Graduou-se no curso de Letras e respectivas Literaturas (Português/ Espanhol/ Inglês) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Foi professora concursada da rede pública de Ensino Fundamental na cidade de Pelotas. Atuou como pesquisadora de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Programa de Iniciação Científica (BIC/ UCPel). Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso e em Linguística Cognitiva, produzindo trabalhos relacionados aos seguintes temas: discurso, (inter)subjetividade, efeitos de sentido, corpo e obesidade.Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). Também, é aluna do Curso de Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/ UCPel). É especialista pelo Curso de Pós-graduação Lato Senso em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias - IFSUL. Graduou-se no curso de Letras e respectivas Literaturas (Português/ Espanhol/ Inglês) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Foi professora concursada da rede pública de Ensino Fundamental na cidade de Pelotas. Atuou como pesquisadora de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Programa de Iniciação Científica (BIC/ UCPel). Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso e em Linguística Cognitiva, produzindo trabalhos relacionados aos seguintes temas: discurso, (inter)subjetividade, efeitos de sentido, corpo e obesidade.

Jeferson da Silva Schneider, Universidade Católica de Pelotas

Atualmente, é coordenador do curso de Letras EAD, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras, membro do Conselho Consultivo do Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas e professor Assistente III da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É professor II - Português - concursado na Prefeitura Municipal de Pelotas. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - com ênfase em Linguística Aplicada, na Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel). Especialista em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias pelo Curso de Pós-graduação Latu Senso - IFSUL. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Letras- Português/Francês pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Foi professor substituto do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - campus CaVG e professor conteudista pelo Programa e-Tec Idiomas. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio no Colégio São José e Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental na Escola Mario Quintana. Ainda, foi Tutor a Distância do Curso de Pós-graduação Mídias na Educação e professor substituto do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - campus Pelotas. Foi professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sendo responsável pela disciplina de Língua Francesa dentro do programa de Línguas Estrangeiras (PLE).Tem experiência em pesquisa na área de aquisição de Línguas Estrangeiras, Língua Materna e Linguística Aplicada com trabalhos publicados em diversas áreas.

Published

2023-05-31

Issue

Section

Artigos Tema Livre