IMAGINÁRIO E INTERTEXTUALIDADE: A CONSTRUÇÃO DA PRINCESA NEGRA NO CONTO UMA HISTÓRIA MAIS OU MENOS PARECIDA
Resumo
O objetivo central consistiu em analisar como se dá a construção da imagem da princesa negra no conto Uma história mais ou menos parecida (2013), de Márcia Paschoallin. O estudo da obra se deu mediante uma perspectiva qualitativa e fundamentou-se nos estudos acerca da intertextualidade, do imaginário sobre princesas, da relação entre imaginário e livro ilustrado e de uma abordagem sobre o corpo e o cabelo da pessoa negra como elementos identitários. Pode se observar que a narrativa em questão traz uma princesa cuja figuração se constitui a partir de traços do biótipo negro, com um enredo que contribui para a valorização da estética negra, ou seja, para a exaltação dos traços físicos típicos das pessoas negras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.