EXPRESSÕES DE CONDICIONALIDADE EM JAPONÊS: A ANÁLISE CONTRASTIVA DE GRAMÁTICA NO ENSINO FORMAL DE LE
Resumo
O presente artigo discute uma proposta de reflexão sobre a validade da análise contrastiva de ensino de gramática para aprendizes brasileiros de japonês como língua estrangeira. Considerando a distância entre as línguas, muitos aprendizes apresentam expressiva dificuldade em assimilar certas estruturas gramaticais, especialmente as formulações que sejam condicionais. Para tanto, aventamos a hipótese de que um ensino gramatical contrastivo poderia não só aumentar a consciência gramatical dos alunos em japonês, como também beneficiar o conhecimento sobre a língua materna. Empreendemos um percurso que parte das concepções de condicionais em português e japonês, para, em seguida, discutir a possibilidade de contraste entre as línguas. Informamos que este estudo está em fase preliminar, sendo este manuscrito um exercício de reflexão teórica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.