EXPRESSÕES DE CONDICIONALIDADE EM JAPONÊS: A ANÁLISE CONTRASTIVA DE GRAMÁTICA NO ENSINO FORMAL DE LE

Autores

Resumo

O presente artigo discute uma proposta de reflexão sobre a validade da análise contrastiva de ensino de gramática para aprendizes brasileiros de japonês como língua estrangeira. Considerando a distância entre as línguas, muitos aprendizes apresentam expressiva dificuldade em assimilar certas estruturas gramaticais, especialmente as formulações que sejam condicionais. Para tanto, aventamos a hipótese de que um ensino gramatical contrastivo poderia não só aumentar a consciência gramatical dos alunos em japonês, como também beneficiar o conhecimento sobre a língua materna. Empreendemos um percurso que parte das concepções de condicionais em português e japonês, para, em seguida, discutir a possibilidade de contraste entre as línguas. Informamos que este estudo está em fase preliminar, sendo este manuscrito um exercício de reflexão teórica.

Biografia do Autor

Renan Kenji Sales Hayashi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor universitário (ESAMC/Campinas).

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

Licenciado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB).

 

Downloads

Publicado

2022-11-13

Edição

Seção

Artigos Tema Livre