MOVIMENTOS ANTROPOFÁGICOS ENTRE MPB E DANÇA: POSSÍVEIS RELAÇÕES INTERTEXTUAIS
Resumo
Este artigo tem como propósito investigar os estudos intertextuais e suas possibilidades de articulação entre distintas materialidades. Para tanto, utiliza do conceito de Antropofagia (1928), advindo do movimento Antropofágico, conduzido pelo literato Oswald de Andrade na primeira geração do Modernismo brasileiro. O intuito é que tal conceito dê conta de mediar e realizar possíveis aproximações entre MPB, enquanto objeto literário, e a dança-teatro alemã do Wuppertal TanzTheater, fundado pela bailarina/coreógrafa Pina Bausch, quando subsidiados do aporte literário de Carvalhal (1991). O corpus investigado são as músicas populares brasileiras utilizadas nos espetáculos da companhia, corroborando em suas diversas criações em dança. Diante desse cenário, buscamos investigar a intersecção entre eles, tanto para complexificar as categorias de entendimento, quanto para ampliar as possibilidades dialógicas entre as diferentes áreas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.