EMOÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

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Resumo

O presente artigo investiga as emoções de seguidores-aprendizes no processo de ensino e aprendizagem de inglês na rede social Instagram. Especificamente, uma aula ministrada pela professora Carina Fragozo, por meio do recurso de transmissão IGTV (Instagram -TV). Utilizamos a metodologia descritiva e quantitativo-qualitativa (GIL, 2002; KINCHELOE, 2003; SOARES, 2003), a fim de identificar as emoções dos seguidores aprendizes, os processos que geraram tais emoções, o papel das emoções no ensino e aprendizado de inglês no contexto de rede social, buscando os fatores que auxiliam nesse processo. Fundamentados na Biologia do Conhecer (MATURANA, 2002) e nos estudos sobre emoções e tecnologias (ARAGÃO, 2007, 2011, 2016, 2017), concluímos que a rede social Instagram se configura como uma plataforma de ensino e aprendizagem, em que há elementos próprios da rede social responsáveis por desencadear emoções positivas. Essas emoções são determinantes no aprendizado dos seguidores aprendizes e promovem uma interação maior entre aprendiz e professor (a), influenciando o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Edielle Santos Moura, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Letras/Inglês na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Suellen Thomaz de Aquino Martins, Universidade Estadual de Santa Cruz (DLA/UESC)

Suellen Thomaz de Aquino Martins, professora Substituta de Língua Inglesa na Universidade Estadual de Santa Cruz e professora efetiva na rede básica de ensino público. Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestra em Letras pela mesma universidade (UESC/2017). Pesquisadora do grupo de Pesquisa FORTE/UESC (Formação, Emoção, Reflexão e Tecnologia) com foco em formação associada ao uso de tecnologias, e do CEALI (UFV) com foco em Crenças sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas.

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Publicado

2022-06-03

Edição

Seção

Artigos Tema Livre