EMOÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Resumo
O presente artigo investiga as emoções de seguidores-aprendizes no processo de ensino e aprendizagem de inglês na rede social Instagram. Especificamente, uma aula ministrada pela professora Carina Fragozo, por meio do recurso de transmissão IGTV (Instagram -TV). Utilizamos a metodologia descritiva e quantitativo-qualitativa (GIL, 2002; KINCHELOE, 2003; SOARES, 2003), a fim de identificar as emoções dos seguidores aprendizes, os processos que geraram tais emoções, o papel das emoções no ensino e aprendizado de inglês no contexto de rede social, buscando os fatores que auxiliam nesse processo. Fundamentados na Biologia do Conhecer (MATURANA, 2002) e nos estudos sobre emoções e tecnologias (ARAGÃO, 2007, 2011, 2016, 2017), concluímos que a rede social Instagram se configura como uma plataforma de ensino e aprendizagem, em que há elementos próprios da rede social responsáveis por desencadear emoções positivas. Essas emoções são determinantes no aprendizado dos seguidores aprendizes e promovem uma interação maior entre aprendiz e professor (a), influenciando o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.