A MAGIA E O HERÓI CLARICEANO
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v22i1.203Resumo
O artigo coloca em questão o herói clariceano e o explora pela “força mágica” a partir da análise de sua trajetória marcada por momentos de revelação ou de epifania. São retomadas as abordagens críticas efetuadas por Benedito Nunes e Affonso Romano de Sant’ Anna e a base teórica é constituída pelos estudos antropológicos de George Frazer, publicados no livro O ramo de ouro. A análise é desenvolvida na narrativa “Onde estivestes de noite”.
Palavras-chave: herói, rito, êxtase, magia
This article discuses the role of the heroe in Clarice Lispector’s writings. It explores the aspects of heroic “magic power” departing from the stream pointed by moments of revelation and epiphany. The critical approaches by Benedito Nunes and Affonso Romano de Sant’Anna are revisited, thus fundamenting the anthopological theory on George Frazer’s “O ramo de ouro”. The written analysis develops in form of the narration “Onde estiveste de noite”.
Key words: heroe, rite, ecstasy, magic
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.