LEITURA E ESCRITA NA INTERFACE COM O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE EM PRODUÇÕES STRICTO SENSU

Autores

Resumo

A pesquisa objetivou analisar produções de programas stricto sensu sobre leitura e escrita na Base de Dados de Teses e Dissertações no período de 2010 a 2020. A pesquisa se caracteriza de abordagem qualitativa, e foi em busca de resposta para o problema: O que as pesquisas nos programas de mestrado e doutorado evidenciam sobre leitura e escrita? A busca se deu por meio dos descritores: prática de leitura; escrita acadêmica; profissional de Letras. O estudo se fundamenta na revisão de literatura base estruturante para a produção do estado do conhecimento. A análise revelou a recorrência sobre a estrutura da vida escolar pela falta do hábito ou de habilidades com a leitura; necessidade de investir na formação de leitores e na preparação adequada para ingresso no Ensino superior; conflito com a diversidade de textos e dificuldades na escrita; desfavorecimento dos alunos em detrimento ao contexto regional. Diante do evidenciado, espera-se que novos estudos sobre a temática sejam realizados com outros vieses e objetivos.

Biografia do Autor

Ozinete Carvalho Veiga Lima, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisa temas como formação de professores; leitura e escrita e literatura.

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2015. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilla, Espanha, com Bolsa CAPES. É professora da Universidade Federa do Amazonas (UFAM) Campus de Humaitá/AM. Atua nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação do Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Downloads

Publicado

2023-12-06

Edição

Seção

Artigos Tema Livre