LEITURA E ESCRITA NA INTERFACE COM O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE EM PRODUÇÕES STRICTO SENSU
Resumo
A pesquisa objetivou analisar produções de programas stricto sensu sobre leitura e escrita na Base de Dados de Teses e Dissertações no período de 2010 a 2020. A pesquisa se caracteriza de abordagem qualitativa, e foi em busca de resposta para o problema: O que as pesquisas nos programas de mestrado e doutorado evidenciam sobre leitura e escrita? A busca se deu por meio dos descritores: prática de leitura; escrita acadêmica; profissional de Letras. O estudo se fundamenta na revisão de literatura base estruturante para a produção do estado do conhecimento. A análise revelou a recorrência sobre a estrutura da vida escolar pela falta do hábito ou de habilidades com a leitura; necessidade de investir na formação de leitores e na preparação adequada para ingresso no Ensino superior; conflito com a diversidade de textos e dificuldades na escrita; desfavorecimento dos alunos em detrimento ao contexto regional. Diante do evidenciado, espera-se que novos estudos sobre a temática sejam realizados com outros vieses e objetivos.
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