CONTORNOS MELÓDICOS EM SENTENÇAS INTERROGATIVAS PRODUZIDOS NA LEITURA EM VOZ ALTA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO
Resumo
Este artigo analisa a relação existente entre a entonação e a percepção dos sentidos atitudinais pergunta neutra, pergunta-confirmação, pergunta com estranheza e pergunta retórica, descritos por Moraes (2008). Buscamos respaldo teórico na Fonologia Entonacional — Gussenhoven (2004) — e em pesquisas de Moraes (2008, 2012, 2016 etc.) que se ocuparam de estudar o contrastivo na entonação do Português Brasileiro (PB). No corpus, constam 12 sinais de fala correspondente à leitura em voz alta realizada pela própria pesquisadora e 480 respostas objetivas advindas de 3 experimentos de percepção. Concluímos principalmente que os entrevistados foram mais sensíveis às perguntas neutra e com estranheza e que a configuração melódica das perguntas confirmação e retórica proposta por Moraes (2008) demonstrou ser atípica no dialeto dos sujeitos investigados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.