A RELAÇÃO DE CONTRA-ARGUMENTO EM UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES DE DISCURSO

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar o papel da relação de contra-argumento na negociação de faces e territórios em contexto de entrevista jornalística. Para alcançar esse objetivo, adotamos como referencial teórico-metodológico uma abordagem interacionista para o estudo das relações de discurso (ou textuais) que, com base nos estudos realizados pela Escola de Genebra (ou abordagem genebrina da Análise do Discurso), vem sendo desenvolvida no Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso (GEPTED), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com a análise desenvolvida, verificamos que a relação contra-argumentativa ajuda o locutor a bloquear ou, pelo menos, a tentar bloquear objeções do interlocutor, protegendo, assim, a face e o território tanto do próprio locutor quanto do interlocutor. Verificamos também que a relação de contra-argumento pode auxiliar o locutor a objetar a intervenção do interlocutor, atacando a face dele e invadindo seu território.

Biografia do Autor

Daniel Martins de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Letras e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro, desde 2016, do Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso (GEPTED/UFMG/CNPq). É professor efetivo de Língua Portuguesa na rede de educação estadual de Minas Gerais. Foi tutor da "Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos", pelo Programa de Monitoria de Graduação da UFMG.

Paloma Bernardino Braga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Linguística na área de Textualidade e Textualização na Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Letras (licenciatura em português) pela mesma instituição. Participa do Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso (GEPTED). Tem experiência como coordenadora pedagógica e professora de inglês e de português. É escritora de ficção e de poesia. Seus trabalhos mais recentes investigam o funcionamento de relações de discurso e a metadiscursividade. 

Downloads

Publicado

2024-04-18

Edição

Seção

Artigos Tema Livre