AS RELAÇÕES DE PODER ENVOLVIDAS NA LEGÍTIMA DEFESA COM ARMAS: UMA ANÁLISE DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um estudo cuja proposta consiste em investigar o funcionamento do discurso midiático sobre a legítima defesa com armas, a partir das estratégias argumentativas e das relações de poder da mídia. Para tanto, pretendemos descrever e interpretar como os modos de discursivizar o armamento civil constituem-se, estruturam-se e reproduzem sentidos, tendo, na produção midiática do jornal O Estado de São Paulo, um espaço constituído de materialização de ideologias. Desse modo, para essa observação, consideramos os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, derivada da linha de Michel Pêcheux e o seu grupo. Como corpus de investigação, selecionamos a matéria Registro de armas cresce 280%; Bolsonaro promete decreto para facilitar posse, veiculada no ambiente virtual, em 2018. Diante desse quadro, interpretamos no texto jornalístico analisado, como diferentes sentidos são instaurados para ganhar adesão, reduzir resistências, de modo a repercutir interesses e intervir nas decisões e nas relações da sociedade.

Biografia do Autor

Elizangela Araújo dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Campos Belos - GO. Pós-Graduada, Lato Sensu, em Linguística ? Língua Materna e Alfabetização pela Universidade Estadual de Goiás, campus de Campos Belos - GO. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), campus de Dianópolis-TO. Advogada. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional/ TO, Brasil. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na rede estadual de ensino do Tocantins e assessora jurídica da Secretaria Municipal de Educação de Dianópolis/TO.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Dossiê temático "Análise Linguística: Perspectivas Teóricas"