AS RELAÇÕES DE PODER ENVOLVIDAS NA LEGÍTIMA DEFESA COM ARMAS: UMA ANÁLISE DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo
Este artigo apresenta um estudo cuja proposta consiste em investigar o funcionamento do discurso midiático sobre a legítima defesa com armas, a partir das estratégias argumentativas e das relações de poder da mídia. Para tanto, pretendemos descrever e interpretar como os modos de discursivizar o armamento civil constituem-se, estruturam-se e reproduzem sentidos, tendo, na produção midiática do jornal O Estado de São Paulo, um espaço constituído de materialização de ideologias. Desse modo, para essa observação, consideramos os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, derivada da linha de Michel Pêcheux e o seu grupo. Como corpus de investigação, selecionamos a matéria Registro de armas cresce 280%; Bolsonaro promete decreto para facilitar posse, veiculada no ambiente virtual, em 2018. Diante desse quadro, interpretamos no texto jornalístico analisado, como diferentes sentidos são instaurados para ganhar adesão, reduzir resistências, de modo a repercutir interesses e intervir nas decisões e nas relações da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.