OBSERVAÇÕES SOBRE A PERÍFRASE VERBAL [PEGAR E V2]
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir algumas propriedades da construção [pegar e V2] enquanto perífrase paratática de natureza aspectual em dados como Maria pegou e saiu. Pretende-se argumentar que a construção é formada por meio de uma pseudocoordenação, em que pegar atua como verbo auxiliar relacionado à expressão do aspecto lexical (Aktionsart). Para isso, serão apresentadas algumas características da construção que a diferem de coordenações canônicas. O estudo tentará demonstrar que a contribuição semântica da perífrase se dá por meio da inclusão da totalidade das fases/estágios da eventualidade denotada pelo V2, de modo que seu uso se restringe a predicados com subeventos identificáveis. A proposta de análise pretende dar conta (i) da interpretação de início súbito; (ii) da interpretação de globalidade; (iii) da restrição na seleção de predicados (* Maria pegou e esteve feliz).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.