O lugar dos estágios na formação de profissionais de língua estrangeira: um estudo de caso. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.047059
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2527Palavras-chave:
Estágio de língua estrangeira, Currículo, Políticas nacionais para ensino-aprendizagem de LE, Formação de professores de linguaResumo
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre o lugar destinado aos Estágios de conclusão dos cursos de Licenciatura - Habilitação em Língua Estrangeira, por instituições de ensino da rede pública, e também sobre o papel dos estagiários e dos professores-orientadores na manutenção desse quadro, a partir da experiência da autora como professora-orientadora de Estágios em uma Universidade do estado do Rio Grande do Sul. Iniciamos com uma descrição das ementas das novas disciplinas de Estágio do projeto curricular da Faculdade de Letras da Universidade a fim de analisar as razões subjacentes às modificações levadas a termo nas disciplinas. Tanto a descrição como a análise têm como pano de fundo as políticas nacionais para o ensino de língua estrangeira e o contexto de ensino–aprendizagem de línguas nas escolas públicas. Além disso, possíveis consequências dessas modificações para a formação do profissional de língua estrangeira serão levantadas.
Palavras-chave: Estágio de língua estrangeira. Currículo. Políticas nacionais para ensino-aprendizagem de LE. Formação de professores de lingua.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.