A profissão “professor” como atividade feminina nas capas da revista nova escola: discursos e representação. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.077090
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2529Palavras-chave:
Discursos, Mídia, Feminino e representaçãoResumo
As escolas do Ensino Fundamental do Paraná apresentam quantidade signifi cativa de professoras em comparação ao número de docentes do gênero masculino. Por sua vez, observa-se também nas capas da revista Nova Escola uma alta predominância da representação feminina em relação à profi ssão de “professor”. Interessam, pois, a este trabalho os vários discursos veiculados a respeito da representação da profi ssão docente. O corpus analisado engloba capas com imagens e ilustrações que evidenciam a representação da docência como sendo profi ssão predominantemente feminina. Abordam-se discursos e representação imagética do feminino que corroboram para produzir e reproduzir demarcações e estereótipos distintivos do gênero feminino. A proposta é descrever que formas de feminilidade são reforçadas, polemizadas, imaginadas, na colaboração da construção cultural. Analisam-se representações que reforçam e contribuem para manutenção da identidade feminina na docência, especialmente nos anos iniciais escolar. Procura-se uma possibilidade de se atribuir novos olhares às respectivas imagens veiculadas pela mídia impressa.
Palavras-chave: Discursos; Mídia; Feminino e representação.
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