“1984” de George Orwell e sua adaptação cinematográfica – demonstrações artísticas em meio a períodos bélicos. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.109121

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck
  • Robert Thomas Georg Würmli

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2531

Palavras-chave:

Nineteen Eighty-Four, George Orwell, Cinema, Literatura comparada, Representações artísticas.

Resumo

Das formas de representação artística, o cinema parece se valer de três modelos distintos: do teatro, pela atuação; da pintura, pela importância da imagem; e da literatura, como fonte de matéria-prima para suas criações. O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparada entre a obra distópica Nineteen Eighty-Four (2005), escrita pelo autor britânico George Orwell, e sua releitura cinematográfica homônima, produzida no ano de 1984. Demonstraremos como os medos bélicos que permeavam as duas obras – no caso da obra literária, o terror pós 2ª Guerra Mundial, e, no caso da obra cinematográfica, o ainda latente perigo da Guerra Fria – auxiliaram no processo de criação e na aceitação de tais obras. Além disso, discutiremos como o filme trabalha, de maneira diferente da obra literária, com a figuração do sonho/devaneio como escape da realidade e os efeitos produzidos com tal modificação, tanto para a obra cinematográfica quanto para o público espectador.
Palavras-chave: Nineteen Eighty-Four; George Orwell; Cinema; Literatura comparada; Representações artísticas.

Biografia do Autor

Gilmei Francisco Fleck

Coordenador do PELCA: Programa de Ensino
de Literatura e Cultura

Robert Thomas Georg Würmli

Graduando do Curso de Letras Português/Inglês da UNIOESTE/Cascavel.
Bolsista da Fundação Araucária em Iniciação Científica.

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