As múltiplas faces do “Doutor Lao” vistas pelo cinema e pela literatura. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.123135
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2534Palavras-chave:
Literatura, Cinema, Linguagem,Resumo
As relações e intersecções entre cinema e literatura são analisadas muitas vezes a partir de uma visão preconceituosa que desrespeita as especifi cidades de cada área. Ambas possuem linguagem própria e características bastante singulares enquanto meios de expressão. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar comparativamente um dos clássicos da literatura fantástica mundial –“As Sete Faces do Doutor Lao” (1935), de Charles Finney, e sua versão cinematográfica, dirigida por George Pal e lançada em 1964, a partir dos conceitos de “imagem-tempo” e “imagem-movimento”, de Gilles Deleuze. A ideia é fugir dos preconceitos e analisar quais as soluções cinematográficas encontradas na adaptação da obra literária para o cinema. Ou seja: de que maneira a equipe do filme procurou adaptar uma linguagem textual para uma linguagem imagética e sonora, observando as especificidades estéticas de cada área.
Palavras-chave: Literatura. Cinema. Linguagem.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.