O cangaço e o (ser)tão nacional: Deus e o diabo na terra do sol e a literatura de cordel. Doi: 10.5212/Uniletras.v.32i1.171185
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v32i1.2537Palavras-chave:
Literatura de Cordel, Cinema Novo, Cangaço, SertãoResumo
A Literatura de Cordel refl ete em grande parte a cultura da região em que está inserida, ou seja, o Nordeste brasileiro. Assim também o filme de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol, refere-se a essa cultura. Neste trabalho, levantaram-se hipóteses para comparações, evidenciando a diferença e também a constatação de algumas semelhanças entre determinados folhetos que foram escritos baseados no cangaço e no sertão brasileiro e as imagens produzidas por Glauber Rocha em seu filme, no qual os mesmos assuntos são tratados. Os folhetos que foram utilizados para análise estão presentes no acervo de Literatura de Cordel, localizado na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina.
Palavras-chave: Literatura de Cordel. Cinema Novo. Cangaço. Sertão.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.