A identidade e seus reflexos na prática de professores/as de línguas

Autores

  • Celine Aparecida de Matos Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i1.5499

Palavras-chave:

identidade, formação de professores, aula de língua.

Resumo

Atualmente tudo em nossa sociedade tem caráter efêmero. Estamos passando pelo período denominado por alguns estudiosos (HALL, 2002; BAUMAN, 2005) de “pós- modernidade” e uma de suas características é a descentralização do sujeito e o caráter líquido de sua identidade. Isso significa que não temos apenas uma identidade, mas sim várias, muitas vezes conflitantes entre si, (re) construídas através da interação e negociadas de acordo com as exigências dos diversos papéis sociais que assumimos em diferentes momentos. Como a escola é um espaço que possibilita interação constante, vemos que ela exerce papel importante na composição dessas identidades e que o professor é um dos principais agentes nesse processo. Este trabalho traz contribuições de diversas pesquisas sobre identidades de raça, etnia, gênero e sexualidade no contexto escolar a partir das quais pudemos perceber a importância de o professor refletir sobre si mesmo para poder contribuir positivamente na construção de identidades.

Biografia do Autor

Celine Aparecida de Matos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Mestranda em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2015-08-14

Edição

Seção

Dossiê temático