A identidade e seus reflexos na prática de professores/as de línguas
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i1.5499Palavras-chave:
identidade, formação de professores, aula de língua.Resumo
Atualmente tudo em nossa sociedade tem caráter efêmero. Estamos passando pelo período denominado por alguns estudiosos (HALL, 2002; BAUMAN, 2005) de “pós- modernidade” e uma de suas características é a descentralização do sujeito e o caráter líquido de sua identidade. Isso significa que não temos apenas uma identidade, mas sim várias, muitas vezes conflitantes entre si, (re) construídas através da interação e negociadas de acordo com as exigências dos diversos papéis sociais que assumimos em diferentes momentos. Como a escola é um espaço que possibilita interação constante, vemos que ela exerce papel importante na composição dessas identidades e que o professor é um dos principais agentes nesse processo. Este trabalho traz contribuições de diversas pesquisas sobre identidades de raça, etnia, gênero e sexualidade no contexto escolar a partir das quais pudemos perceber a importância de o professor refletir sobre si mesmo para poder contribuir positivamente na construção de identidades.
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