A identidade e seus reflexos na prática de professores/as de línguas
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i1.5499Keywords:
identidade, formação de professores, aula de língua.Abstract
Atualmente tudo em nossa sociedade tem caráter efêmero. Estamos passando pelo período denominado por alguns estudiosos (HALL, 2002; BAUMAN, 2005) de “pós- modernidade” e uma de suas características é a descentralização do sujeito e o caráter líquido de sua identidade. Isso significa que não temos apenas uma identidade, mas sim várias, muitas vezes conflitantes entre si, (re) construídas através da interação e negociadas de acordo com as exigências dos diversos papéis sociais que assumimos em diferentes momentos. Como a escola é um espaço que possibilita interação constante, vemos que ela exerce papel importante na composição dessas identidades e que o professor é um dos principais agentes nesse processo. Este trabalho traz contribuições de diversas pesquisas sobre identidades de raça, etnia, gênero e sexualidade no contexto escolar a partir das quais pudemos perceber a importância de o professor refletir sobre si mesmo para poder contribuir positivamente na construção de identidades.
Published
Issue
Section
License
Authors that publish in the journal agree with the following terms:
a) The authors keep the copyright and grant to the journal the rights of the first publication, with the work simultaneously being licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with the recognition both of the authorship and the initial publication in this journal.
b) This journal provides immediate public access to all of its content, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge. For more information about this approach, visit Public Knowledge Project, a Project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other softwares to support the publication system to public/open access to academic sources. Names and e-mail addresses in this website will be used exclusively for this journal purposes, not being available for other ends.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.