O CONTEXTO BILÍNGUE PARA SURDOS: ESCRITA E ENSINO – UM ESTUDO DE CASO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Uniletras.v.31i1.045058
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i1.674Resumo
Atualmente os surdos são reconhecidos como minoria lingüística imersa a outras, partilhando o mesmo espaço físico. A comunidade surda possui uma forma peculiar de apreender o mundo, suas experiências são tidas através da visão. A língua de sinais, língua natural dos surdos, apresenta-se em uma modalidade diferenciada da língua portuguesa, pois é uma língua gestual-visual, apresentando uma estrutura gramatical diferenciada. Sendo assim, a língua portuguesa é tida como segunda língua e o aprendizado desta, pressupõe o aprendizado da língua de sinais. Assim, o contexto bilíngüe dos surdos é constituído de forma diferente do contexto bilíngüe dos ouvintes, sendo pertinente estudos acerca disso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.