EXCENTRICIDADE E TRANSGRESSÃO DE GÊNERO NA AUTOBIOGRAFIA DE MARGARET SKINNIDER

Autores

  • Raimundo Expeditos dos Santos Sousa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v36i2.6811

Palavras-chave:

Gênero. Performatividade. Margaret Skinnider

Resumo

Mediante análise da autobiografia da militante feminista e nacionalista Margaret Skinnider, atuante no processo de descolonização irlandesa, investigamos, com base na teoria da performatividade, seu uso excêntrico e transgressivo da vestimenta na constituição performativa do gênero, sublinhando sua instrumentalização do vestuário em microrresistências operadas nos interstícios das tecnologias disciplinares. Atentos ao modo como Skinnider jogava com padrões de vestuário, demonstramos que a militante transgredia duplamente as normatividades de gênero, seja por uma condescendência estratégica na qual burlava códigos de feminilidade no ato mesmo de sua suposta iteração, seja pela prática da travestilidade, que lhe facultava uma constante flutuação entre os pólos masculino e feminino. 

Biografia do Autor

Raimundo Expeditos dos Santos Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Sou Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente sou doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Uuniversidade Federal de Minas Gerais.

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada da Universidade Federal de São João del-Rei. Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de São João del-Rei. 

Downloads

Publicado

2015-10-26

Edição

Seção

Dossiê temático