BREVE PANORAMA DOS ESTUDOS DE LETRAMENTO(S) NO BRASIL _ DOS ALFABETISMOS AOS MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Maria Cristina Macedo Alencar Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i1.8032

Palavras-chave:

Letramentos, Multiletramentos, Revisão de literatura,

Resumo

Apresentamos uma breve discussão sobre como se constituíram os estudos de letramentos no Brasil e refletimos quanto à questão da validade da utilização de tal conceito nos estudos da linguagem, tendo em vista as críticas formuladas aos estudos de letramento feitas por estudiosos de perspectiva freiriana de alfabetização. Assim, ao longo do texto trazemos as questões colocadas pelos Novos Estudos de Letramento, com a noção dos letramentos múltiplos e, pautamos ainda, o mais recente debate sobre a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009; 2006).  Não tivemos a pretensão de formular um texto completo e acabado sobre o tema, mas retomar algumas reflexões a fim de subsidiar os debates sobre alfabetização e ensino de língua materna pautados nas práticas sociais de uso da

Biografia do Autor

Maria Cristina Macedo Alencar, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da área de Linguagem na Faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2016-08-23

Edição

Seção

Artigos Tema Livre