A ADAPTAÇÃO DA IMAGEM EM FACE DE INTERLOCUTORES DISTINTOS: O USO DE MECANISMOS DE EFEITO CORTÊS
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v38i1.8147Palavras-chave:
imagem, cortesia, atenuadores,Resumo
Neste trabalho, propomo-nos a examinar duas interações presentes na propaganda Surpresa em uma loja VIVO, que faz parte da ação #TAMOCONECTADO de uma operadora brasileira de telefonia móvel e fixa, internet banda larga e TV por assinatura por meio das noções de imagem pública e dos mecanismos de (de)cortesia advindas da Pragmática (BROWN e LEVINSON, 1978) e da Sociologia (GOFFMAN, 1959). Nosso objetivo geral é tentar compreender o que leva um dos clientes da VIVO, quando em presença de Luiz Felipe Scolari – atual técnico da Seleção Brasileira –, a modificar sua segunda resposta a um mesmo questionamento acerca de seu ponto de vista sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol 2014. Para tanto, analisaremos como o uso de mecanismos atenuadores pode provocar efeitos que esboçam uma imagem cortês através de uma metodologia baseada no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.