A ADAPTAÇÃO DA IMAGEM EM FACE DE INTERLOCUTORES DISTINTOS: O USO DE MECANISMOS DE EFEITO CORTÊS
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v38i1.8147Keywords:
imagem, cortesia, atenuadores,Abstract
Neste trabalho, propomo-nos a examinar duas interações presentes na propaganda Surpresa em uma loja VIVO, que faz parte da ação #TAMOCONECTADO de uma operadora brasileira de telefonia móvel e fixa, internet banda larga e TV por assinatura por meio das noções de imagem pública e dos mecanismos de (de)cortesia advindas da Pragmática (BROWN e LEVINSON, 1978) e da Sociologia (GOFFMAN, 1959). Nosso objetivo geral é tentar compreender o que leva um dos clientes da VIVO, quando em presença de Luiz Felipe Scolari – atual técnico da Seleção Brasileira –, a modificar sua segunda resposta a um mesmo questionamento acerca de seu ponto de vista sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol 2014. Para tanto, analisaremos como o uso de mecanismos atenuadores pode provocar efeitos que esboçam uma imagem cortês através de uma metodologia baseada no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).Downloads
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